sábado, 31 de janeiro de 2009

Klecks I

"Klecks" é uma palavra alemã que designa uma mancha, uma pinga, uma nódoa, em suma, uma qualquer substância conspurcadora que acerta a superfície limpa... Nada de agradável, na maioria dos casos. No entanto, aqui na minha estranha esfera, achei por bem contemplar as manchas e as nódoas, inspirar-me, como sendo uma espécie de exercício de transmutação.

Esta pregadeira começou por ser uma mancha de óleo que vi no alcatrão, quando ia a caminho de minha casa.

Perdi-me na sua cor negra e chegaram-me as imagens de uma plataforma de extracção de petróleo. Vi as luzes na noite, a labuta dos homens, o fundo do mar cedendo as suas entranhas...

Vi esta forma de mancha negra, coroada de holofotes a espalhar-se pela superfície da água: 


De seguida, não pude deixar de ver as luzes da plataforma como a espinha dorsal de um predador terrível movendo-se sobre o sangue da sua vítima:


De facto, não foi exactamente uma pregadeira que eu fiz... foi uma meditação. Neste caso, a jóia é apenas o produto residual do processo.

Vendida

2 comentários:

Marisa Borges disse...

OLá Lemniscata,

é com enorme prazer que descubro estas obras de arte. Decidi parar nesta pois achei toda a explicação do processo criativo inspiradora.
Muito lindo.
Adorei as mandalas, as bolsas, enfim, tudo, acho que estão todas feitas com uma minúcia incrível. Parabéns pela dedicação em criar coisas tão perfeitas.
Vendes? Ou são todas para ti?

Um grande abraço

Lemniscata disse...

Olá Shin Tau, fico muito feliz de te ver por aqui, bem vinda :)! A maioria das coisas que aqui se encontram são para venda, salvo uma ou outra que se prende mais a mim, hehe... Ainda não tenho os preços publicados porque o blog ainda anda meio em construção, faltam algumas categorias (pintura a óleo, por exemplo, a ver se trato disso hoje!), bem como uma série de outros pormenores. Obrigada pela visita, vai aparecendo :) Beijinho *****