segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Cristal da Semana - Quartzo hialino

Lembrei-me de fazer alguns pendentes com cristais. Comecei a desenhá-los e, ao fazê-lo, pensei que seria interessante falar um pouco sobre as propriedades e aplicações das pedras. Assim sendo e começando a partir de hoje, todas as Segundas-feiras irei apresentar aqui um cristal, bem como a peça que elaborei com ele.

Quartzo hialino


Este é o cristal número 1, também conhecido com "quartzo cristal", "cristal de rocha" e "quartzo incolor". As pedras do grupo dos quartzos são as melhores para usar em cristaloterapia e esta variedade, em particular, é a mais versátil. A sua cor branca-transparente contém todas as outras cores do espectro e pode sintonizar-se com qualquer nível de vibração energética. Esta particularidade faz dele o cristal mais utilizado.

O quartzo hialino é tido como mágico e utilizado em curas e rituais desde tempos remotos. Desde cedo, a sua beleza e a sua energia despertaram o interesse dos Homens, levando-os a utlizarem os cristais como amuletos, talismãs e na elaboração de objectos especiais. Os Gregos diziam que era gelo sagrado, congelado eternamente pelos deuses e usavam-no tanto terapeuticamente como para a elaboração de esculturas e peças de joalharia. Também foi muito apreciado nas culturas orientais, por budistas e brâmanes. Na aurora da Cristandade, foi visto como símbolo da fé, da castidade e inocência. Mais tarde, durante a Idade Média e Renascimento foi adoptado como material preferencial para a elaboração das bolas de cristal e espelhos mágicos. 

É uma pedra associada ao chakra da coroa, podendo ser usado em meditação, para facilitar a abertura da consciência e promover o pensamento reflexivo/lógico. A sua clareza tem uma afinidade muito especial com o plano mental e, por consequência disso, com os signos de Ar - Aquário, Gémeos e Balança. 

Algumas das propriedades do quartzo hialino:

- é um reconstituinte celular
- reforça o sistema imunitário
- ajuda o organismo a libertar-se de impurezas, seja pelos rins, sistema digestivo, sudação ou febre
- limpa e energiza pessoas, animais, plantas e ambientes
- protege contra as radiações nocivas dos aparelhos eléctricos (telemóveis, televisões, computadores, etc...)

Ao nível psicológico e espiritual serve especialmente para:

- facilitar os estados meditativos
- equilibrar pensamentos e sentimentos
- acalmar a mente
- promover a abertura do pensamento aos níveis de realidade superiores

Em práticas energéticas (vulgarmente conhecidas como Magia):

- é a melhor variedade de cristal para programação
- energiza e equilibra os corpos astrais 
- serve como ferramenta de manipulação, seja para direccionar, acumular ou dissipar energia

Cuidados e métodos de limpeza 

Os quartzos têm dureza 7 (numa escala de 1 a 10), ou seja, são consideravelmente duros e resistentes. Por essa mesma razão, são susceptíveis a quebrarem-se se estiverem em contacto com outras superfícies duras ou se caírem ao chão. As pedras roladas são mais resistentes e podem ser guardadas no saquinho, em conjunto com outras pedras roladas mas os cristais em bruto ou lapidados devem ser manuseados com cuidado e guardados em separado. Quanto a métodos de limpeza, podem ser colocados sob água corrente e depois ao sol, podem ser purificados com incenso, através de visualização ou, da forma mais divulgada, dentro de água com sal. 

A propósito da água com sal, devo dizer o seguinte... apesar de os quartzos o suportarem, existem muitas outras pedras que não suportam. Nem sempre se conhece exactamente o cristal que se tem nas mãos e é muito fácil ter um acidente devido a este método de limpeza. Por esta razão, recomendo que, por norma, se utilizem outros meios. 

Pendente executado em couro com aplicação de quartzo hialino rolado - 5,00 E

9 comentários:

Hazel Evangelista disse...

Belos ensinamentos. Vou ser a tua aluna mais atenta.

Obrigada.
Beijinhos

Mofina disse...

Tantas propriedade numa única pedra é fantástico!

Obrigada pela visita...

Lydia disse...

olá rapariga antes de mais obrigada pela visita e comentario no meu blog,faz-se o que se pode e sabe só de ver para render alguma coisa nesta altura de crise,e depois parabens pelo teu blog que tem coisas maravilhosas e que eu adoro,pedras e esta é uma das minhas preferidas continua esta arte em ke te sais tao bem e ke me fascina bjs

Marisa Borges disse...

Hello again,

queria dizer que adoro também a forma como escreves! Fluído e informativo, muito bom!
Quanto às pedras, confesso que vou ficar atenta pois não sei muito, é daquelas coisas que até tenho mas nem sei bem o que lhes fazer.
Inspirada por ti, fui colocar uma num vaso que está a morrer,qual das pedras devo usar?
Ouvi falar que a mim me dava jeito uma rodocrosita??? Não sei o que é. Será português do brasil?
Bom, já aqui ficam perguntas a mais ihihihihih

Ficarei atenta às segundas oara ver se algum desses cristais me interessam! Vais fazer só colocares desse género?

Beijocas mágicas

Lemniscata disse...

Hazel: espero que te possa ajudar a utilizares as pedrinhas, elas são um mundo maravilhoso :)

Mofina: é uma honra receber-te nesta casa, fiquei fã da tua escrita :)

Lydia: pois... os meus trabalhitos são bem diferentes dos teus! Fico feliz que tenhas gostado e obrigada por teres passado por cá :).

Shin Tau: as plantinhas gostam de todos os cristais mas têm uma afinidade mais natural com as pedras verdes. Podes usar aventurina, água-marinha, jade... Quanto à rodocrosite, é uma pedra muito bonita, rosada e com umas típicas inclusões mais claras. Tenho algumas, posso fazer um artigo numa destas segundas-feiras ;). Finalmente... vou só fazer colocares deste género? Querias dizer colares? Num purcebi bem...

Bjs *****

Marisa Borges disse...

HEhehehehe

claro...colares! A frase era só vais colocar colares desses? Depois li e colocar colcares era muita repetição, mudei e não reli, lol, deu asneira!
Obrigada pelos esclarecimentos, é que gostava de um colar com a pedra que te falei mas não gosto de os usar nesses fios de corda. Se fizesses um com corrente era nice! Mas se calhar é melhor falarmos em private, vou fazer encomendas!

Chuack

clau disse...

Toda vez que venho aqui encontro coisas novas e muito bonitas e outro tanto criativas!
E nao me canso em lhe dar os meus parabéns, nao sò pelos seus trabalhos mais pelo que tb representam.
E este quartzo, tenho um sempre comigo.
Bjs!

Miguel disse...

Olá, bem isto tem levado um avanço enorme! Ainda bem que assim é, porque tens imenso talento para isto. Tenho vindo cá ler coisas principalmente sobre as pedras das quais não conhecia muito. Em Dezembro, no Brasil,um rapaz deu-me um pedaço de pirite porque aparentemente teria uma série de bons efeitos para mim. Fiquei curioso em saber mais sobre as pedrinhas. Estive a ler outros comentários e não fazia ideia de que as plantas teriam afinidades tão grandes com as pedras! É muito interessante! Bem ando a precisar de falar contigo sobre umas coisas, em que acho que a tua opinião é sempre uma mais valia. Parabéns pelos artigos :)

Miguel disse...

Bem, sendo esta a pedra do meu signo se calhar devia aprender mais sobre isto mesmo. Achas que não dá para fazeres em couro tipo pulseiras ocm aplicação desta pedra? assim uma coisa simples..Terias aqui um potencial cliente :)